sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SARESP/2013 – COMUNICADO

No Saresp 2013, mais uma vez teremos a atividade de aplicação de questionários para os gestores da escola e para os professores. Os questionários destinados à equipe escolar são parte constitutiva do processo avaliativo e propiciam a análise dos fatores associados à aprendizagem. Por meio destes instrumentos são coletadas informações relativas à trajetória profissional, experiência e práticas pedagógicas, a percepção do docente sobre o funcionamento da escola, sobre as condições de trabalho, perfil socioeconômico e cultural. Serão aplicados os questionários do diretor, do professor coordenador e dos professores dos anos e disciplinas a serem avaliadas. Todos os professores deverão responder, não importando se são efetivos ou não. Esses questionários terão aplicação on-line, via plataforma web desenvolvida pela Prodesp/SEE. Haverá um instrumento específico para cada um desses profissionais.

É importante informar que o professor irá responder ao questionário que lhe cabe em sua escola-sede e suas respostas deverão estar relacionadas a essa escola. Se o professor é detentor de mais de um cargo e possui mais de uma escola-sede, irá responder a mais de um questionário. Ressaltamos que os professores que estão afastados ou de licença não deverão responder ao questionário. Os questionários serão disponibilizados no mês de outubro e novembro.

Contudo, para que o Sistema seja implantado de forma correta, associando o professor a sua disciplina, ano e escola, precisaremos realizar um trabalho de validação dos profissionais envolvidos na avaliação. Também terão que ser confirmados os professores coordenadores. Neste sentido, o trabalho do diretor será de fundamental importância, pois ele nos informará quais são os professores que têm sede em sua unidade escolar.
Sendo assim, durante o período de 26 de setembro a 11 de outubro, estará disponível no site da Secretaria da Educação, na página do Saresp 2013 no endereço:


Nesse link haverá um módulo de validação em que você terá que confirmar os professores de sua escola. Para acesso a esse módulo você deverá usar sua senha do GDAE. 

Para facilitar o trabalho de validação foi elaborado um manual que está disponível no link citado anteriormente. Basta imprimir as instruções. Contudo, o sistema de validação é muito simples. Para cada disciplina/ano o sistema indicará uma lista de professores e vocêdeverá validar aqueles cuja escola-sede é sua unidade escolar, que estão sob sua responsabilidade (você não deverá validar os professores de licença ou afastados).

Se todos os professores listados estiverem corretos, valide a lista. Caso contrário, você poderá excluir ou incluir algum professor. Para incluir, digite o CPF do profissional e o sistema mostrará todas as informações relativas a ele. Os campos que estiverem sem informação deverão ser preenchidos. Caso o CPF digitado por você não conste no sistema, encaminhe um e-mail para a Central de Atendimento (centralgdae@edunet.sp.gov.br) com todos os dados do profissional a ser incluído. A Central de Atendimento irá incorporar esse profissional ao sistema e posteriormente você poderá validá-lo. Para validar o professor coordenador, selecione essa função e proceda da mesma maneira utilizada para validar os professores das disciplinas/anos. Há casos em que o diretor é responsável por escolas vinculadas. Quando houver essa situação, o diretor validará os profissionais de cada uma das escolas sob sua responsabilidade.

Sabemos que até os questionários estarem disponíveis para os professores responderem, alguns terão mudado de escola, outros terão iniciado seu trabalho, mas estas alterações de professores serão uma minoria diante da grande parte de professores que será confirmada por você nas próximas semanas. Acreditamos que esta é a melhor maneira de conseguirmos associar o professor à sua escola.

O Coordenador do Saresp na DE realizará o acompanhamento de seu trabalho. É muito importante que o prazo seja cumprido. Se surgirem dúvidas para realizar o acesso ou mesmo a validação, entre em contato com o administrador de segurança do GDAE na DE.

Nesta unidade escolar serão os seguintes profissionais que deverão responder o questionário:

1. COORDENADORES PEDAGÓGICOS
    Lívia Maria Pereira Paixão Almeida - ENSINO FUNDAMENTAL
    Natália da Costa - ENSINO MÉDIO
    Maria Aparecida Fonseca Camargo  - APOIO À GESTÃO

2. PROFESSORES:

    6ª Série - GEOGRAFIA - Ari do Amaral Rocha e Marco Antonio de Almeida  
    6ª Série - HISTÓRIA - Edinéia Fátima Oliveira Pinheiro
    6ª Série - MATEMÁTICA - Kátia Ernestina da Silva Ramos e Miguel Angelo de Oliveira Rosa
    6ª Série - LÍNGUA PORTUGUESA - Maria Nelma de Araújo

    8ª Série - HISTÓRIA - Edgard Antão da Silva

    8ª Série - GEOGRAFIA - Marco Antonio de Almeida
   8ª Série - MATEMÁTICA - Sônia Maria Fernandes de Oliveira e Miguel Angelo de Oliveira Rosa
    8ª Série - LÍNGUA PORTUGUESA - Suzeli Aparecida Siqueira Coutinho

    3ª Série - EM - GEOGRAFIA - Marco Antonio de Almeida  

    3ª Série - EM - HISTÓRIA - Edgard Antão da Silva
    3ª Série - EM - MATEMÁTICA - Patrícia Pereira Luciano e Alex Aparecido Vaz Valério
    3ª Série - EM - LÍNGUA PORTUGUESA - Valéria Cristina Soares de Oliveira

Nenhum comentário: